Fala

Uma criança começa a falar por volta dos 12 meses e espera-se que aos 5 anos já tenha adquirido todos os sons da língua (fonemas). Mas, antes mesmo de pronunciarem suas primeiras palavras, as crianças já se comunicam: apontam, vocalizam, choram e riem para interagir com o mundo ao seu redor. Cada uma dessas formas de expressão possui marcos de desenvolvimento específicos para cada faixa etária.

À medida que a criança cresce, são esperados comportamentos comunicativos adequados para cada idade. Após os 5 anos, é fundamental que a fala seja clara e todos os fonemas estejam bem articulados. Se isso não acontecer, pode ser sinal de alterações e, sem tratamento adequado, podem persistir por toda a vida.

A boa notícia é que, com um diagnóstico preciso e intervenção fonoaudiológica, é possível corrigir alterações na fala em qualquer idade. A fonoaudiologia oferece os recursos necessários para garantir que cada pessoa possa se comunicar com clareza e confiança.

O que a Plenavox oferece na área de fala:

  • Avaliação completa de fala e linguagem
  • Diagnóstico com base nos marcadores de desenvolvimento mais atualizados
  • Tratamento para as alterações de fala e linguagem
  • Eletroterapia e laserterapia como potencializadores do tratamento em casos específicos
  • Uso de sites e aplicativos como estratégias virtuais do tratamento
  • Programa de Estimulação de fala e linguagem para crianças com atraso na aquisição de fala.

Leitura e escrita

A comunicação é um processo contínuo de codificação e decodificação, essencial em todos os aspectos da vida, inclusive no desenvolvimento da leitura e escrita. Desde cedo, as crianças têm contato com os grafemas (letras) por meio de bordados em roupas, livros infantis e materiais escolares. No entanto, consolidar essa forma de comunicação escrita é um processo gradual e desafiador.

Durante o processo de alfabetização, que ocorre por volta dos 5 ou 6 anos, algumas crianças podem enfrentar dificuldades específicas. Em casos assim, é fundamental que o primeiro parecer seja feito pelo ambiente escolar, com uma avaliação detalhada que identifique os desafios enfrentados no dia a dia. Em seguida, uma avaliação fonoaudiológica pode complementar o diagnóstico, oferecendo uma visão ampla das habilidades de linguagem.

Outros profissionais, como pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e neurologistas, também podem integrar essa rede de apoio quando há necessidade de uma compreensão mais aprofundada das dificuldades escolares.

O trabalho fonoaudiológico foca na linguagem oral e escrita, ajuda em cada fase do desenvolvimento. Crianças, adolescentes e adultos que apresentam alterações na comunicação escrita podem se beneficiar das estratégias de intervenção, que facilitam um aprendizado mais fluido e eficaz.

O que a Plenavox oferece nesta área:

  • Avaliação completa de leitura e escrita
  • Fonoterapia especializada em distúrbios de leitura e escrita (dificuldades escolares)
  • Programa preventivos de estimulação de leitura e escrita (para crianças com risco de alteração nesta área)
  • Auxílio no diagnóstico diferencial de dislexia e outros transtornos de aprendizagem
  • Orientação familiar e escolar